FAQ

A Biblioteca Escolar garante apoio ao utilizador na seleção, acesso e avaliação da informação útil/necessária. Este apoio é prestado presencialmente e à distância. O apoio à distância materializa-se através da comunicação direta com o utilizador (recorrendo a diversos canais de comunicação, de forma síncrona ou assíncrona) ou através da disponibilização de serviços/informação.

Com estas FAQ pretendemos esclarecer as dúvidas do utilizador (aluno, professor, encarregado de educação) e prestar informação sobre os serviços que a BE presta, sem que para isso o utilizador tenha de solicitar apoio direto.

1- Como funciona o serviço de atendimento à comunidade educativa à distância?

Atendimento síncrono para professores e alunos | Quartas e quintas-feiras às 17h30 e na atividade designada Clube de Leitura, às quintas-feiras 17h45, através da plataforma Teams, para apoio e orientação às atividades de pesquisa da informação e de seleção de recursos documentais.

Atendimento assíncrono Atendimento 24/ 24. Toda a comunidade educativa poderá estabelecer contactos com as Professoras Bibliotecárias através dos seus endereços eletrónicos e da plataforma Teams. Atendimento via email: biblioteca@epamac.com
2- Que tipo de apoio é disponibilizado pela biblioteca?

A biblioteca disponibiliza um conjunto de serviços em linha, capazes de apoiar as atividades letivas e as iniciativas do seu plano de atividades nos domínios do apoio à leitura, às literacias e às atividades de caráter livre, em articulação com as famílias.

3 - Qual o horário de funcionamento das BE da EPAMAC?

Na modalidade ensino à distância, a Biblioteca continua online e está aberta 24 horas por dia estando alojada na plataforma Teams.

Na modalidade de ensino presencial, a BE funciona ininterruptamente das 9h00 às 17h30 de segunda a sexta-feira.

4 - Os encarregados de educação e as pessoas da comunidade podem requisitar livros na BE?

Todos os livros existentes na BE destinados a empréstimo domiciliário podem ser requisitados por encarregados de educação e pela comunidade educativa local. Para tal basta inscrever-se como utilizador/ leitor da BE.

5 - O meu filho é aluno da EPAMAC. Ele pode requisitar livros para mim ou tenho que ir eu à BE?

Os alunos podem requisitar livros para a família. Para que isso seja possível basta que o aluno tenha os dados que são pedidos na ficha de utente:

• nome do familiar
  • data de nascimento
  • nº de CC
  • morada
  • telefone ou email

6 - Para saber os recursos documentais que a BE da EPAMAC, tenho que me deslocar à biblioteca da escola?

Não. O catálogo está disponível online e pode ser consultado de qualquer lugar onde exista ligação à internet.

7 - O que acontece aos alunos que têm livros para entregar, se a BE está fechada?

Enquanto a BE está fechada, os alunos devem ficar com os livros. A devolução será feita quando a Biblioteca reabrir.

8 - Onde encontro recursos digitais sobre as diferentes disciplinas?

A biblioteca disponibiliza na plataforma Teams, no separador Ficheiros, um conjunto de assuntos em formato digital sobre as diferentes áreas do conhecimento.

9 - Posso pedir a ajuda do professor bibliotecário para ensinar os meus alunos a utilizarem aplicações digitais?

O professor bibliotecário estará sempre disponível para dar apoio aos alunos. Para tal deve ser contactado pelo professor para ser informado da aplicação a ser trabalhada em contexto de sala de aula e assim poder programar e agendar as sessões em articulação com o docente.

10 - Preciso de apoio para fazer um trabalho. A biblioteca pode ajudar? Como? Sim. A biblioteca ajuda-te a fazer o teu trabalho. Para isso, utiliza os canais de contacto da biblioteca: E-mail e formulário de contacto.

11 - Com o regresso às aulas presenciais, a biblioteca vai estar aberta?

Sim. O serviço de biblioteca funcionará de acordo com o Plano de Contingência da biblioteca.

A Biblioteca Escolar disponibiliza os seus serviços à comunidade educativa da EPAMAC, dentro do horário estabelecido, assegurando, nomeadamente, a requisição do fundo documental.

12 - Não encontro nestas FAQ a resposta à minha dúvida. O que devo fazer?

Usa um dos seguintes canais de comunicação virtuais: e-mail e formulário de contacto.