Atividades 2020/2021

O Plano Anual de Atividades da Biblioteca Escolar foi elaborado em articulação com os diferentes cursos e disciplinas curriculares.

Em abril

SARAU AMBIENTAL 

Esta é uma das várias intervenções na atividade Sarau Ambiental. Um espetáculo interativo, organizado pela responsável pelo Eco Escolas na EPAMAC, com a colaboração da Biblioteca Escolar e das professoras Ana e Teresa. Contou com a participação de alunos das várias turmas que apresentaram, de uma forma reflexiva e pertinente, um espetáculo variado respeitando o tema. Vale a pena pensar nisto!

Planeta Azul

Sonhei com um mundo novo e diferente

Um mundo melhor, um planeta limpo

Deitado na praia de areia transparente

Por momentos julguei-me no Olimpo

Planeta Terra, meu lar onde sou feliz,

Ver-te azul, um sonho que sempre quis.

Sonhei que me embalavam os ventos

Num campo verde de flores perfumadas

Borboletas voavam entre girassóis atentos

E cheias de luz me olhavam delicadas

Planeta Terra, meu lar onde sou feliz,

Ver-te azul, um sonho que sempre quis.

Sonhei-me entre montanhas elevadas

Percorrendo inimaginável distância

Cheguei às alturas mais puras e nevadas

De tesouros e cristais em abundância

Planeta Terra, meu lar onde sou feliz,

Ver-te azul, um sonho que sempre quis.

De repente, acordei, vi a triste realidade

Um mundo poluído - o nosso pobre lar!

Poluição, injustiça, medo e crueldade

Ainda é tempo! A Terra vamos salvar!

Planeta Terra, meu lar onde sou feliz,

Ver-te azul, um sonho que sempre quis.

Este ano terá lugar o I Concurso Literário "Correntes de Escrita", promovido pela BEPAMAC, com a parceria dos professores de português da nossa escola.

O tema é "Histórias de um novo Normal", tendo em conta a realidade que vivemos e que temos de encarar com alguma normalidade. Deverá ser entregue até ao dia 30 de Maio. A tua professora de Português falará contigo para te apoiar na tua produção de texto. O regulamento está aqui em anexo, para consultares sempre que necessitares. Contamos com a tua criatividade!

"A escrita registra nosso desejo e necessidade de comunicação e expressão; a vivência de experiências significativas cria necessidades de expressar-se e comunicar-se."

(MELLO, 2006, p. 183).

Em março...

"No âmbito das comemorações do dia Internacional da Mulher, a Biblioteca Escolar, em colaboração com os professores das diversas disciplinas, promoveu uma atividade que envolveu todos os alunos da escola, resultando num vídeo aglutinador dos trabalhos.

Foi pedido que estes trabalhos refletissem a problemática dos direitos humanos, a história da celebração deste dia e as mulheres que se distinguiram ao longo da história.

São muitas as mulheres notáveis que contribuíram para a mudança do mundo!

Foi tempo de reflexão, de debate e de valorização!

Que o seja todos os dias!"

Em novembro...

Na semana em que se celebra o Thanksgiving, as turmas presentes na EPAMAC, no âmbito da disciplina de Inglês, celebraram a efeméride redigindo mensagens de agradecimento pelo que de melhor têm na vida. O resultado encontra-se exposto na Biblioteca da escola e pode ser visitado dentro do horário da mesma.

Esta é a melhor forma de celebrar, tendo em conta a época em que vivemos, para que nunca esqueçamos que há sempre algo para agradecer na vida.

Think positive!

Mês Internacional das Bibliotecas

Comemorou-se o mês internacional das bibliotecas, sob o tema: "Descobrir caminhos para a saúde e o bem-estar". Como não poderia deixar de ser, a EPAMAC promoveu atividades neste âmbito, envolvendo as turmas do 3ªTPA e 3ª TGE, que participaram numa tertúlia dialógica e num jogo da positividade após visualização do filme "Os gatos não têm vertigens". 

Distribuiu ainda, pela escola, uma série de jogos e curiosidades em QR Code para que se tornasse fácil o acesso por toda a comunidade educativa.

Violentómetro

No ano letivo 2020/2021, as turmas dos primeiros anos dos cursos da EPAMAC irão incluir o PREVINT, Programa de Intervenção no âmbito da Violência nas Relações Interpessoais.

Este tem como objetivo a consciencialização e sensibilização relativamente à violência nas relações interpessoais e às suas dinâmicas de funcionamento.

A intervenção recorre a um medidor visual o Violentómetro que é um material gráfico e didático em forma de régua, no qual se visualizam manifestações implícitas e explícitas de violência, algumas delas tornadas naturais no quotidiano e na sociedade. 

No site www.prevint.pt, poderá ser observado os comportamentos agressivos e, de forma dinâmica, o processo de escalada. 

Veja aqui os seguintes vídeos e documentação sobre a violência:

Para mais informações contacte a Equipa PREVINT da EPAMAC:

Sara Gonçalves (Psicóloga)

Mónica Dias (Docente)

Filipa Alves (Docente)

Teresa Ferreira (Docente)